Ceilândia encabeça lista de ocorrências de desaparecidos

Principal motivo de desaparecimento é a fuga do lar, com 49% dos registros
Apesar de uma pequena queda no número de desaparecidos na capital nos último anos, a quantidade de pessoas que desaparecem no Distrito Federal ainda é grande. Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), indicam que durante o ano passado, 1234 ocorrências de desaparecimento foram registradas. Deste total, 92% das pessoas foram localizadas, 7% seguem em averiguação e apenas 2% continuam desaparecidas.
As mulheres são maioria, 62% do total de crianças e adolescentes que desaparecem são do sexo feminino. Quanto à cidades, a Ceilândia é a campeã de desaparecidos, com 17% da quantidade total. Adolescentes de 13 a 15 anos também são maioria, 51% dos casos.
O principal motivo de desaparecimento no DF é a fuga do lar. De acordo com a assessora da diretoria de proteção social especial da SEDEST, Daisy Boaretto, é a fuga de casa. “As crianças e adolescentes que fogem de casa devido à conflitos familiares representam 49% do total de ocorrências registradas”.
Segundo Daisy, existe um programa em parceria com a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes-Dpca que permite que a Sedest tenha acesso, todos os meses, aos casos de desaparecimento. “Nós repassamos essas informações para os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que fazem o acompanhamento das famílias e auxiliam e orientam na busca dessas crianças dando, inclusive, apoio psicológico à essas famílias”, explica.
Quando isso acontece a família pode procurar a delegacia de polícia assim que for confirmado o desaparecimento. “A gente orienta primeiro a verificar nos contatos do adolescente se alguém tem noticia, depois, caso não encontre, a família deve registrar ocorrência na delegacia. Não precisa esperar, como antes, o prazo de 48 horas, hoje esse registro é feito imediatamente. E depois é interessante também procurar o CREAS”, ressaltou a assessora.
Daisy afirma ainda que as estatísticas mostram que esses desaparecidos ficam em casa de conhecidos ou ficam perambulando nas ruas, nos centros das cidades. E tem ainda aqueles que tem o paradeiro ignorado.
A secretaria divulga o rosto de pessoas desaparecidas em contas de água e luz e o retorno é grande. Desde que o programa de crianças desaparecidas entrou em operação, há 41 anos, foram 1.040 registros.
Encontrou o filho por meio de cartazes
A aposentada Otelina Martins entrou em desespero quando o filho mais velho, que é usuário de drogas, saiu de casa em um sábado as 17 horas e não voltou. “Eu pensei que ele tinha ido à alguma festa, mas no dia seguinte ele ainda não tinha chegado, fiquei em pânico e fui até a delegacia”, conta.
O desaparecimento foi em janeiro deste ano, Otelina chegou a registrar queixa na polícia mas o que trouxe o filho Alzimar Martins de 26 anos de volta para casa foi uma foto divulgada por meio de cartazes que a família colou em várias cidades do Distrito Federal e entorno. “Ele é usuário de drogas e quando eu pecebi que não tinha voltado para casa, a primeira coisa que eu pensei era que tinham matado ele”, fala Otelina.
Alzimar foi encontrado em Luziânia 16 dias depois e um contato foi feito com a família que foi buscá-lo. Segundo a mãe, o jovem usuário de drogas deixou os três filhos com o irmão mais novo no dia em que sumiu. “Mesmo sendo usuário de drogas, eu prefiro que ele fique por perto para que eu possa acompanhar o que ele está fazendo, não quero que ele desapareça novamente. É uma angústia muito grande”.
Se você tem informações sobre pessoas desaparecidas ou localizou alguma criança ou adolescente desaparecido, ligue para a Central SOS Cidadão. A ligação é gratuita.
0800-647-1407
Desaparecidos

WALLISSON COSTA PEREIRA

Data do desaparecimento: 08/01/2009
Sexo: MASCULINO
Cidade do desaparecimento:SAMAMBAIA
Cor dos cabelos: Castanho escuro
Cor dos olhos: Castanho Escuro

DIRLEY DE SOUZA OLIVEIRA

Data de nascimento: 04/05/1989
Data do desaparecimento: 30/09/2005
Sexo: MASCULINO
Idade atual: 21
Cidade do desaparecimento: PLANALTINA DF
Cor dos cabelos: Castanho escuro
Cor dos olhos: Preto

ELSON BATISTA DE ANICETO
Data de nascimento: 22/11/1972
Data do desaparecimento: 17/12/2002
Sexo: MASCULINO
Idade atual: 38
Cidade do desaparecimento: TAGUATINGA
Cor dos cabelos: Castanho claro
Cor dos olhos: Castanho Claro

LUIZ ALBERTO DE CARVALHO DOS SANTOS
Data de nascimento: 04/09/1991
Data do desaparecimento: 29/06/2005
Sexo: MASCULINO
Idade atual: 19
Cidade do desaparecimento: RIACHO FUNDO II
Cor dos cabelos: Preto
Cor dos olhos: Castanho Claro

RICKHESLLEY RIBEIRO DA NOBREGA
Data de nascimento: 08/05/1991
Data do desaparecimento: 08/10/2008
Sexo: MASCULINO
Idade atual: 19
Cidade do desaparecimento: RIACHO FUNDO
Cor dos cabelos: Castanho claro
Cor dos olhos: Castanho Claro

NATALIA DA SILVA DE VASCONCELOS
Data de nascimento: 16/02/1996
Data do desaparecimento: 16/02/1996
Sexo: FEMININO
Idade atual: 15
Cidade do desaparecimento: BRASILIA
Cor dos cabelos: Preto
Cor dos olhos: Preto

BEATRIZ NERY DA SILVA
Data de nascimento: 17/05/1993
Data do desaparecimento: 10/01/2010
Sexo: FEMININO
Idade atual: 17
Cidade do desaparecimento: PARANOA
Cor dos cabelos: Castanho claro
Cor dos olhos: Preto

RAFAEL FURTADO FIDELIS
Data de nascimento: 26/07/1997
Data do desaparecimento: 04/01/2010
Sexo: MASCULINO
Idade atual: 13
Cidade do desaparecimento: CEILANDIA
Cor dos cabelos: Castanho claro
Cor dos olhos: Castanho Claro
Circunstâncias: SEGUNDO A SRª HORTELINA RAFAEL FOGE DE CASA DESDE OS 05 ANOS DE IDADE, A úLTIMA FUGA OCORREU EM 2009, QUANDO A POLíCIA O LOVOU PARA CASA, ELE FICOU ATé O DIA 04/01/2010 E FUGIU, DESTE ESTãO A MãE NõA O VIU MAIS.

MARIA CONCEIçAO SOUSA BARBOSA
Data de nascimento: 10/02/1957
Data do desaparecimento: 18/01/2011
Sexo: FEMININO
Idade atual: 54
Cidade do desaparecimento: TAGUATINGA
Cor dos cabelos: Castanho escuro
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Circunstâncias: RECEBEU ALTA DO HPAP EM 18/01/2011 E FUGIU DA RESIDêNCIA, SEGUNDO COMUNICANTE A SRª MARIA CONCEIçãO APRESENTA TRANSTORNO PSICOLóGICO, SOFRE DE ESCRISOFENIA BIPOLAR.
Da Redação do Jornal Alô Brasília
Ceilândia encabeça lista de ocorrências de desaparecidos Ceilândia encabeça lista de ocorrências de desaparecidos Reviewed by Douglas Protázio on segunda-feira, fevereiro 28, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Jornal Comunitário de Ceilândia © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados