CEF 35 de Ceilândia recebe o encerramento do projeto sociocultural Kombo Arte Afro


Neste sábado (15), às 11h30, haverá o encerramento da terceira edição do projeto sociocultural “Kombo ArteAfro” com a apresentação dos alunos da comunidade Sol Nascente, no Centro de Ensino Fundamental 35, de Ceilândia.

O objetivo do evento – além de valorizar a cultura afrobrasileira por meio do resgate do valor da herança cultural associados à música, dança e capoeira – é mostrar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de cinco meses, com uma das maiores comunidades do Distrito Federal, proporcionando uma maior integração entre alunos, professores e toda a comunidade local.

Segundo o mestre Célin du Batuk, os alunos serão responsáveis por todo o andamento do espetáculo. “Queremos que os jovens adquiram um processo de identidade cultural e cidadania autônoma, a fim de que os mesmos façam considerações positivas no relacionamento social”, destaca o idealizador do evento.   

Essa edição do projeto ocorreu na comunidade Sol Nascente, de maio a setembro de 2018. O projeto, por sua vez, ofertou o pacote de oficinas: música/ percussão, capoeira e dança afro.

Como nasceu o projeto - O projeto foi idealizado pelo mestre Célin du Batuk, na intenção de oferecer a crianças e adolescentes um conjunto de atividades que têm a cultura afro brasileira como foco, a fim de manter viva a tradição afro-brasileira. Este conjunto de atividades foi nomeado de “Kombo”.

A primeira edição do projeto, em 2012, foi desenvolvida na comunidade da Vila Estrutural e atingiu diretamente 120 crianças e adolescentes.Proporcionou aos alunos o conhecimento da manufatura de artesanato com materiais considerados “lixo”, e teve como desdobramento o auxílio para que os filhos dos catadores de lixo do Lixão da Estrutural não os acompanhassem nessa atividade, ficando envolvidos com o projeto. Na oportunidade, foi oferecido o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro.

A segunda edição do projeto ocorreu na Vila Telebrasília, em 2014, e também alcançou 120 crianças e adolescentes. O projeto ofertou o pacote de oficinas: música/ percussão, artesanato afro e dança afro. E teve como desdobramento a ocupação do coreto da comunidade, com atividades culturais e a maior integração entre os moradores.

SERVIÇO:

O que: 3ª Edição do Projeto Kombo Arte Afro | Encerramento
Onde: Centro de Ensino Fundamental 35 - EQNN 01/03, Ceilândia Norte
Quando: 15 de setembro de 2018
Horário: 11h30
Quanto: Gratuito

FICHA TÉCNICA:

Diretor de Produção e Oficineiro de Música e Percussão: Célio Zidorio, Júlio César e Thiago Dutra da Silva
Monitores: Rodrigo Lima, Gustavo Silva e Denis Mota
Produtor Executivo: Luciana Vecchi Martins da Cunha 
Assistente de Produção: Ana Paula Caio Zidorio e Mariana Caio
CEF 35 de Ceilândia recebe o encerramento do projeto sociocultural Kombo Arte Afro CEF 35 de Ceilândia recebe o encerramento do projeto sociocultural Kombo Arte Afro Reviewed by Douglas Protázio on sexta-feira, setembro 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!

Diário de Ceilândia - O Jornal Comunitário de Ceilândia © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados